Sou inspirada pelas abordagens pedagógicas que preconizam uma ligação estreita com a natureza. É o caso do método montessori (iniciado pela medica e educadora Maria Montessori - uma mulher cujo percurso de vida e de trabalho me inspira).
O seu método foi um dos primeiros a usar as atividades motoras e sensoriais na aprendizagem e descoberta, primeiro em crianças com deficiencia e depois rapidamente globalizado a todas.
O principio de que é pelas mãos que a criança vai construir o significado de cada elo na teia do conhecimento científico é poderoso: porque ela toca, experimenta, sente e na fase posterior cria as relações. Esta sequencia acontece sempre, independentemente da capacidade cognitiva assim seja proporcionada a oportunidade.
A observação ativa o sistema sensório motor ; as mãos exploram , descobrem , reconhecem. O tacto ajuda a registar as impressões, às quais imprime significado .
Assim, a natureza é a primeira “fonte de estudo” que nutre a curiosidade natural da criança: os animais, as plantas, as pedras, a energia que flui (o vento por ex.).
Os passeios ao jardim/campo servem para proporcionar alguma actividade física (moderada ou mais exigente conforme o estado da criança); recolher materiais para actividades, experiencias e proporcionar brincadeira livre. Ou podem servir apenas para relaxar. É importante ensinar uma criança a relaxar. Em especial uma que é afectada por transtornos comportamentais como são as nossas crianças Dravet.
Os passeios ao jardim/campo servem para proporcionar alguma actividade física (moderada ou mais exigente conforme o estado da criança); recolher materiais para actividades, experiencias e proporcionar brincadeira livre. Ou podem servir apenas para relaxar. É importante ensinar uma criança a relaxar. Em especial uma que é afectada por transtornos comportamentais como são as nossas crianças Dravet.
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