Se é verdade que uma parte significativa das pessoas que têm epilepsia consegue fazer uma vida normal não se pode ignorar que uma parte igualmente significativa lida com prejuízos na aprendizagem que decorrem de vários factores associados à sua doença.
No caso das epilepsias de difícil controle, como é o caso do Síndrome de Dravet os prejuízos para a aprendizagem são significativos e o primeiro passo é identifica-los.
- Alterações no córtex cerebral decorrentes do tipo e da duração das convulsões. Se os neuronios responsáveis pela aprendizagem sofrem alterações/degradação o processo de aprendizagem será irremediavelmente afectado;
- Efeitos dos medicamentos - os anti epilépticos e toda a medicação coadjuvante ajuda a controlar a parte clinica da doença mas os efeitos são significativos: lentidão, sonolência, problemas de concentração, tonturas, alterações no metabolismo, etc.
- Associação com transtornos do desenvolvimento/comportamento - o síndrome de Dravet é uma das doenças que integra o espectro do autismo pelo que uma parte das crianças apresenta, em alguma fase da vida (em geral nos primeiros anos) características do espectro. Hiperactividade, défice de atenção, desintegração sensorial são o tipo de transtornono já diagnosticado e descrito nas pessoas com Dravet.
É fundamental identificar e perceber as razões dos comportamentos inadequados quando surgem e lidar com eles tendo em conta todas as condicionantes identificadas. Esta informação deve ser do conhecimento das famílias, dos técnicos especializados que intervêm e das escolas/instituições frequentadas por pessoas com Dravet.
Amei o significado da borboleta💜🦋
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