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domingo, 7 de agosto de 2016

criatividade, planificação e espera


Aprendi a preferir as brincadeiras e actividades criativas aos brinquedos na exacta medida em que fui observando o desinteresse dos meus filhos pelos plásticos, brilhantes, barulhentos e repetitivos brinquedos que encontramos no mercado. Há excepções claro mas a maioria deles são feitas para os pais. Creio que a brincadeira é uma das ocupações mais "serias" das crianças e devemos respeita-la e proporcionar-lha. A brincadeira livre é, de facto, a grande oportunidade para o crescimento saudável, para a aprendizagem e modelação de comportamentos face aos pares. Lamentavelmente vamos suprimindo essa parte do dia deles invocando as piores razões: demasiado tempo no trabalho, demasiados compromissos, demasiadas ocupações sociais.

Gosto cada vez mais de os levar comigo à papelaria, de escolher com eles os materiais que vamos usar nos nossos projectos. Gosto de planear com eles e de especificar as tarefas em cada fase.

Para estas casinhas precisamos de:

- fazer um pequeno passeio ao campo ou ao jardim, desfrutar e recolher paus, pedrinhas,  flores ou folhas.
- num período de repouso, numa tarde de chuva ou de calor excessivo, enquanto esperamos pela hora certa para ir para a praia ou quando apetecer podemos aproveitar os rolos de papel higiénico e revesti-los com pasta de papel, colando em cima os elementos recolhidos anteriormente.
- é preciso esperar que seque
- e por fim podem pinta-las e expô-las como entenderem.


Que tipo de competências podemos trabalhar com este tipo de brincadeiras?

planificação,
criatividade e imaginação,
autonomia (as crianças escolhem)
motricidade fina,
imputs sensoriais,
auto-estima (toda a gente gosta de ver o resultado final do seu trabalho, e de ouvir elogios)

na nossa casa temos os trabalhos dos pequenos fazem parte da decoração!




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