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quarta-feira, 21 de setembro de 2016

cognição e comportamento ou o outro lado da doença



Eis algumas das características cognitivas e comportamentais que vêm sendo (consistentemente) descritas em alguns estudos realizados com crianças que têm síndrome dravet:

Défice cognitivo, dificuldades de concentração, impulsividade, respostas e comportamentos repetitivos, défice nas funções executivas....

Desempenho moderado nas competências sociais (interesse e curiosidade pelos outros e pelo que se passa à sua volta) e desempenhos menos eficazes no que diz respeito às competências de comunicação verbal e à sua própria autonomia.

Tarefas que implicam processamento de materiais e recursos visuais e de categorização obtêm melhores resultados do que tarefas mais complexas que implicam indicações verbais ou escritas.

Voltaremos a estes tópicos separadamente com mais pormenor e com mais dados.

É fundamental fazer uma análise tão aprofundada quanto possível do perfil cognitivo e comportamental de cada pessoa com dravet. Falar de défice cognitivo, de alterações comportamentais ou de autismo não é suficiente.

Porém importa tomar consciência desde logo que um programa de estimulação e aprendizagem adequado deve ser bem estruturado desde os primeiros anos.



Referencia ao estudo realizado entre 1997 e 2013, com crianças com dravet, cujas idades variaram entre os os 6 e os 10 anos,por Joana Acha, Alejandro Pérez, Doug J. Davison&Manuel Carreiras publicado em 2015 na "childneuropsychool"

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