Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Que dizer do comportamento?

Quando se fala de distúrbios de comportamento nas pessoas com síndrome de dravet estamos a falar de quê exactamente?
De défice de atenção? De hiperactividade? De transtornos sensoriais? De comportamentos obsessivos, repetitivos característicos do autismo?
Por vezes temos demasiada necessidade de encontrar um nome e depois descansamos na abordagem.


Eis um esquema de análise que me parece esclarecedor, sem preocupação de catalogar. Ainda.

1 fase: Conhecer a criança/jovem

 Como comunica? (linguagem funcional, contacto visual, reacção às pessoas, entender indicações/ordens, etc.)
Como se comporta no seu ambiente? (o que gosta mais de fazer? o que evita? faz birras?)
Que fim servem os seus comportamentos? Qual a sua função? (quer obter alguma coisa? quer evitar alguma ordem?, está desconfortável?)
Em que circunstancias ocorrem, ou deixam de ocorrer certos comportamentos?
O que acontece depois de ocorrerem os comportamentos considerados problema? (consegue o que quer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário