Como ponto de partida tomemos o exemplo das crianças e jovens em idade escolar. Qual é o lugar delas? Inquestionavelmente o lugar de todas as crianças e jovens com dravet é entre os seus pares. Nas salas de aulas, nas actividades, nos recreios, na piscina, na biblioteca .... onde estiverem os seus colegas de grupo e amigos.
A experiência diz-nos que são interessados nas relações humanas, que procuram o contacto com os outros e que o efeito do grupo é muito positivo ajudando a ajustar comportamentos e a melhorar a comunicação. Mas estes efeitos positivos estão longe de ser os únicos. Quando as crianças se interajudam, num verdadeiro ambiente colaborativo todas as partes aprendem. A criança com dravet tem mais probabilidade de reter informação significativa +para ela, porque associada a uma sensação positiva. A criança que ajuda aprende a organizar as ideias para ensinar, aprende os valores da tolerância, do respeito pelo outro.
Este é um trabalho de fundo que todos temos que fazer onde quer que desempenhemos as nossas funções e papeis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário