Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Esta semana fizemos...um projecto novo aqui no blog

Este desafio é para as famílias.

Que tal mandarem-nos um pequeno texto com a imagem de uma brincadeira, um passeio, um exercício que tenham feito com os vossos filhos?

Porque os nossos dias não são só obrigações. Porque andamos todos demasiado sobrecarregados com tarefas diárias, obrigações e urgências que nos toldam o sentido dos dias. E afinal também há dias em que nos esquecemos do dravet. Há dias em que eles (os filhos) são apenas crianças, de cabelos ao vento e riso fácil e nós, somos apenas pessoas comuns. Que tal? Aceitam?



Esta foto não é bem desta semana - que só hoje começa. Mas é de ontem, domingo. Aproveitamos o sol deste outono, que continua quente e fizemos um piquenique. O parque de merendas, as árvores, os baloiços só para nós! Um espaço de liberdade para correrem, jogar às escondidas no meio das árvores, apanhar folhas secas e pinhas para uns projectos e, claro, sujar-se muito. No mínimo pode dizer-se que foi muito retemperador.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Atividades de Motricidade Fina


As atividades de Motricidade Fina podem ser trabalhadas de diversas formas e com materiais práticos do nosso dia a dia.


Numa fase inicial, se a criança for pequena e tiver dificuldades na preensão, o melhor é trabalhar jogos de encaixes com pegas grossas.




Se a criança já conseguir fazer uma pega grosseira adequada, passará ao nível seguinte, trabalhando a pega mais fina e precisa, cujo o nome mais comum é “pinça fina”.


Normalmente, além de jogos didáticos de encaixes com pegas mais finas e de enfiamentos com cordel, podem utilizar-se materiais simples e de uso comum para trabalhar esta área.




Seguem-se alguns exemplos de materiais úteis para desenvolver a Motricidade Fina, mas que também podem ser utilizados para trabalhar outras áreas ao mesmo tempo:

Grãos/feijões

“Pinça fina”: colocar dentro de um recipiente/garrafa vazia um grão de cada vez, fazendo a pega entre o polegar e o indicador.

Lateralidade: utilizar as duas mãos alternadamente para fazer a pega do grão, primeiro com a direita e depois com a esquerda e assim sucessivamente até que a criança comece a reconhecer o lado direito e o esquerdo do  próprio corpo.

Números e quantidades: numerar copos ou outros recipientes e colocar a quantidade de grãos correspondente ao número indicado.




Molas coloridas

Apertar e desapertar molas parecer um processo fácil, mas nem sempre o é, principalmente quando a criança apresenta dificuldades na coordenação óculo-manual.


Cores: apertar as molas e colocá-las num cartão colorido com a cor igual.


  Números e quantidades: numerar as molas e colocar as mesmas no cartão com o número correspondente.