Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Recursos/ Horários Visuais

Muitas da nossas crianças com dificuldades de fala e linguagem beneficiam do uso de imagens, sinais e outros recursos visuais para apoiar as suas habilidades comunicativas.
A organização diária ou os horários visuais são uma opção a ponderar muitas vezes.
Crianças com Síndrome de Dravet apresentam múltiplas convulsões que afetam a sua organização global causando uma destruturação generalizada.
A informação visual ajuda a estruturar e a reduzir a ansiedade, mostrando às crianças o que vai acontecer ao longo do seu dia, o que vai ajudar a serem cada vez mais independentes e autónomos.Os recursos visuais permitem, ainda, explorar a linguagem e ajudá-los a aprender palavras que estão correlacionadas com as atividades, assim como, comunicar de forma mais clara e eficiente com os outros.
O horário visual é de fácil elaboração.É uma mais valia recorrer ao Terapeuta da Fala.
Há que reunir um conjunto de cartões, com símbolos, imagens ou fotografias de ações diárias da criança. Estas devem ser dispostas pela ordem em que vão acontecer ao longo do dia, mostradas à criança e nomeadas enquanto apontamos para o que irá ser feito.
Quando a primeira atividade é concluída, deve ser retirada do horário. Em seguida, mostramos a próxima imagem da ação que se segue. Repetir o procedimento para cada atividade.
O objetivo é que a criança possa ver ou aceder de forma autónoma ao seu horário.
Há algumas aplicações de horários visuais. Uma delas é a ChoiceWorks. Este tem biblioteca com símbolos e permite colocar as nossas próprias imagens/fotografias (infelizmente é paga e não há em Português).

As pistas/ horários visuais podem ser uma ótima maneira das nossas crianças se estruturarem, organizarem e compreenderem o mundo à sua volta.
Não esquecer... com simplicidade o mundo fica mais fácil de ser compreendido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário