Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

memoria visual

A memória visual faz parte de um conjunto mais vasto de competências perceptivo visuais e é um factor critico para a realização de muitas tarefas diárias incluindo ler e escrever. Por essa razão é importante trabalhá-las desde muito cedo nas crianças e jovens com dravet, sabendo que quanto mais estimuladas forem melhores são os resultados. 



As massas (plasticina, pasta de papel, argila, massas de moldar) são indicadas para proporcionar variados estímulos desde muito cedo. Moldar, estender, esticar, rolar, etc.

Assim que tiverem interesse as crianças podem ajudar a fazer bolachas e biscoitos em casa. Mais tarde podem estender a base da piza e outras.



A tesoura é, normalmente motivo para alarme mas há muitos tipos de que podem ser disponibilizados às crianças desde cedo. Cortar com a tesoura é muito importante para afinar o controle mão-olho.



Uma tesoura de dupla entrada pode ser uma ajuda importante para controlar os movimentos mas, assim que eles forem autónomos deve ser retirada.,


Uma das coisas que fizemos com o João foi guardar-lhe sempre os papeis da publicidade que enchiam a nossa caixa do correio. Primeiro cortou com ajuda, depois livremente e continua a fazê-lo com muita vontade. Esta brincadeira ajudou também a aumentar o vocabulário porque recortávamos tudo o que havia no papel, agrupávamos por categorias (alimentos, produtos de higiene, de limpeza, de lazer, etc), nomeávamos e depois vinha a colagem. Associamos cores, tamanhos, quantidades, etc. O João corta e cola sozinho com uma tesoura normal.

As imagens são retiradas de um blogue muito interessante: http://www.sugaraunts.com
que está cheio de boas sugestões e estratégias para criar ambientes familiares e educativos ricos para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário