Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

memoria visual

A memória visual faz parte de um conjunto mais vasto de competências perceptivo visuais e é um factor critico para a realização de muitas tarefas diárias incluindo ler e escrever. Por essa razão é importante trabalhá-las desde muito cedo nas crianças e jovens com dravet, sabendo que quanto mais estimuladas forem melhores são os resultados. 



As massas (plasticina, pasta de papel, argila, massas de moldar) são indicadas para proporcionar variados estímulos desde muito cedo. Moldar, estender, esticar, rolar, etc.

Assim que tiverem interesse as crianças podem ajudar a fazer bolachas e biscoitos em casa. Mais tarde podem estender a base da piza e outras.



A tesoura é, normalmente motivo para alarme mas há muitos tipos de que podem ser disponibilizados às crianças desde cedo. Cortar com a tesoura é muito importante para afinar o controle mão-olho.



Uma tesoura de dupla entrada pode ser uma ajuda importante para controlar os movimentos mas, assim que eles forem autónomos deve ser retirada.,


Uma das coisas que fizemos com o João foi guardar-lhe sempre os papeis da publicidade que enchiam a nossa caixa do correio. Primeiro cortou com ajuda, depois livremente e continua a fazê-lo com muita vontade. Esta brincadeira ajudou também a aumentar o vocabulário porque recortávamos tudo o que havia no papel, agrupávamos por categorias (alimentos, produtos de higiene, de limpeza, de lazer, etc), nomeávamos e depois vinha a colagem. Associamos cores, tamanhos, quantidades, etc. O João corta e cola sozinho com uma tesoura normal.

As imagens são retiradas de um blogue muito interessante: http://www.sugaraunts.com
que está cheio de boas sugestões e estratégias para criar ambientes familiares e educativos ricos para as crianças.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

como nos organizamos para aprender




O esquema mostra como se coordenam os nossos diferentes sistemas sensoriais e cognitivos para percepcionar e processar a informação. Por esta razão temos disponibilizado neste espaço informação sobre os sistemas proprioceptivo e vestibular. Eles estão na base desta pirâmide e quando há lacunas e desorganização na recepção da informação e dos estímulos tudo o resto se complica.

As pessoas com Dravet precisam de um diagnostico rigoroso sobre quais  são os problemas sensoriais, motores e cognitivos. Por vezes o que é do domínio sensorial é confundido com transtorno do comportamento.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

integração sensorial: uma estratégia para todos os dias





Vale a pena ter em conta as variáveis que interferem com o bem estar geral e o equilíbrio de pessoas com dravet. As múltiplas convulsões e os efeitos que daí ocorrem na desorganização do corpo e da mente são o lado mais conhecido. Associados ao lado epilectico da doença estão os efeitos cruzados dos vários medicamentos usados para o controlo das convulsões. O Síndrome de Dravet manifesta-se assim em quadros mais ou menos severos mas com perturbações graves no processo de aprendizagem e desenvolvimento sensório motor.
A integração sensorial - um trabalho geralmente a cargo dos terapeutas ocupacionais, pode ser incrementado com actividades e estratégias para o dia-a-dia. Trata-se de ajudar as pessoas com síndrome de dravet a organizar melhor a recepção de informação e estímulos e a reagir de forma mais controlada.


A imagem e outras informações sobre terapia ocupacional aqui: 
http://www.developmental-delay.com/page.cfm/83

domingo, 20 de novembro de 2016

materiais da terapia da fala



Da pasta da terapia da fala, elaborada nos anos 2013/2014 e 2014/2015 para o João, pela terapeuta da fala Ana Costa.
A estratégia tem sido: usar imagens de pessoas, actividades e lugares de que o João gosta. Associa-las com o sistema PECS (Sistema de comunicação por troca de imagens) e, progressivamente retira-los deixando apenas as palavras.

Começamos com as palavras mais simples: primeiro o nome, depois "pai" e mãe" e Bia. Progressivamente introduziram-se mais palavras e hoje já não usa este tipo de fichas. Trabalha-se cada frase no caderno. Sempre que se introduzem palavras novas continuamos a recorrer a imagens mas são retiradas assim que as reconhece de forma consistente.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

ferramentas para trabalhar conceitos de matematica


Selecionar por cores (categorizar), contar quantidades, somar  com brincadeiras que podem ser feitas em casa.

O objectivo é concretizar (passar da ideia abstrata a algo palpável) de modo a que, uma vez adquirido possa ser generalizável e aplicado em outros contextos.

Recursos e ideias em sites e blogues:

educaratividades.com.br
theimaginationtree

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

exercícios: equilíbrio, postura, organização



marcha e organização: recomendações da consulta de fisiatria

Hipoterapia
Caminhar descalço na areia seca da praia
Andar em pontas
Andar para trás apoiado nos calcanhares

sistema proprioceptivo, marcha e organização


Todos os comportamentos motores pressupõem controlo postural, um processo neural e complexo envolvido na organização da estabilidade e organização do  corpo no espaço. O sistema postural envolve os subsistemas:sensorial, sistema nervoso central e sistema musculosquelético numa relação complexa em que o primeiro fornece os imputs de informação, o segundo define um plano de actuação e o terceiro executa-o. Controlo, tônus, orientação, equilíbrio são algumas das variáveis em causa.
A marcha atáxica que reconhecemos nas pessoas com dravet denuncia perturbação na relação entre estes três subsistemas. A intervenção do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do psicomotricista podem  ajudar a atenuar os efeitos da ataxia.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016



When You Believe and Think “I Can,” you Activate Your Motivation, Commitment, Confidence, Concentration and Excitement –All of Which Relate Directly to ACHIEVEMENT.

"Educational Advocacy"; intervenção de Dena Hook